Ceará bate o Santos. Partida termina em confusão e jogador agredido

Neymar parte para cima de adversário no apito final. Na confusão, Marquinhos cai e diz que foi atingido por policial militar, que deixou o gramado correndo


Neymar até estava inspirado. Mas, sozinho, não conseguiu carregar o Santos nas costas. E o Ceará, que chegou a liderar o Campeonato Brasileiro antes da parada para a Copa do Mundo e estava em queda livre, reencontrou o caminho da vitória. O jejum de seis jogos terminou neste domingo, no Castelão, com o triunfo por 2 a 1 sobre o time paulista. Os gols foram marcados de cabeça por Magno Alves e Geraldo. Keirrison desencantou  e marcou para o Peixe.
Mas se Neymar estava inspirado, pisou na bola ao fim da partida. O atacante, que estaria irritado com a marcação do time nordestino, partiu para cima de João Marcos e foi contido pelos companheiros. Na confusão, Marquinhos caiu no chão e disse ter sido atingido por um policial militar. O meia do Peixe levantou a camisa e mostrou as costas, dizendo ter levado um golpe de cassetete. Cercado pelos atletas do Santos, o policial acusado da agressão deixou o campo correndo.
Com o resultado, o Santos perdeu a chance de encostar nos líderes Fluminense e Corinthians, que perderam na rodada. E permanece em sexto lugar na classificação com 31 pontos. O Ceará subiu. Pulou para o 10º lugar com 28 pontos.
Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Atlético-GO, na Vila Belmiro, às 19h30. O Ceará viaja até Salvador para encarar o Vitória, às 22h, no Barradão.
Keirrison desencanta e faz o primeiro gol pelo Santos
A partida começou muito disputada e com poucas emoções. Passes errados, faltas, baixa qualidade técnica. Exceção para Neymar. Mas o atacante era muito bem marcado e, na maioria das vezes, levado ao chão pelos adversários. Heleno, que estava em cima do santista, recebeu amarelo logo nos primeiros minutos. Por isso, Dorival Júnior não cansava de orientar o jovem jogador e buscar o contato com o zagueiro.
O Ceará dependia muito de Geraldo, que não conseguia se livrar de Arouca. E o jogo ficava amarrado. Kempes e Magno Alves passaram a sair mais da área para buscar a bola. E até os 30 minutos o único lance digno de registro foi um chute de longe do Magnita que subiu muito e passou por cima do travessão.
Orientado pelo interino Dimas Filgueiras, Kempes deixou a esquerda e passou a cair mais pela direita para aproveitar os espaços deixados por Alex Sandro. E o gol do Ceará saiu por ali. O atacante cruzou para a área e encontrou Magno Alves livre. Ele nem precisou pular para cabecear com categoria no canto direito de Rafael, que pulou tarde atrás da bola.
A resposta santista, porém, foi imediata. Um minuto depois, o Peixe chegou ao empate. Neymar deu um passe genial para Keirisson, que girou o corpo entre os zagueiros, deixou a bola passar e tocou rasteiro na saída do goleiro Michel Alves. Primeiro gol de K9 com a camisa santista após seis jogos. 1 a 1 no Castelão.
O jogo, então, melhorou. A marcação diminuiu e as duas equipes passaram a encontrar mais espaços. Ernandes soltou um foguete para a defesa em dois tempos de Rafael. Neymar seguia sendo a estrela solitária do time santista, depois da saída de Robinho e da lesão de Paulo Henrique Ganso. O atacante tentou uma carretilha, jogada de futsal muito feita por Falcão, em cima do adversário. Mas não conseguiu completar.
Inteligente, o craque santista passou a recuar e puxar a marcação para perto do meio-campo. E na velocidade levava vantagem sobre os adversários. Na primeira vez, arrancou pela esquerda e deu ótimo passa para Keirrison. Mas o companheiro demorou para concluir, deixou a defesa se recompor e perdeu ótima oportunidade. Na segunda, partiu sozinho em direção ao gol e chutou rasteiro para fora.
Pelo alto, Ceará reencontra a vitória
O segundo tempo começou em alta velocidade. Neymar quase fez o segundo quando aproveitou uma furada de Fabrício na área e chutou cruzado. Michel Alves espalmou para escanteio. Pena que o atacante santista jogava sozinho. Apesar do gol, Keirrison estava muito mal, lento e facilmente anulado pelos defensores. Quando K9 poderia tocar para Neymar, que estava livre na área, e se enrolou com a bola, Dorival Júnior resolveu tirá-lo. Madson entrou em campo.
Neymar seguia buscando o contato com Heleno, que já tinha um cartão amarelo. Com medo da expulsão do zagueiro, Dimas Filgueira resolveu tirá-lo aos 14 minutos. Logo depois, o treinador cearense fez outra alteração. Misael entraria no lugar de Magno Alves. Mas quando a placa de substituição subiu, Dimas resolveu mudar e pediu para Kempes deixar o campo. Parecia prever o futuro.
Não demorou para Magno Alves fazer boa jogada pela esquerda e cruzar na medida na segunda trave para Geraldo. O meia subiu bonito, com estilo, e cabeceou no contra pé do goleiro Rafael. Um lindo gol. Ceará 2 a 1.
Se para o Ceará  o caminho parecia ser pelo alto, para o Santos a jogada não funcionava. Michel Alves saia em todos os cruzamentos para defender. Apesar disso, o time paulista insistia na bola aérea. Principalmente após a entrada de Marcel. E foi assim até o fim da partida. Sem inspiração no meio-campo, o Santos precisa se reinventar rapidamente e encontrar uma forma de jogar sem Paulo Henrique Ganso.

Comentários